sexta-feira, 3 de junho de 2011



DEUS ESTÁ COM VOCÊ

Em 1 Samuel capítulo 18 encontramos um acontecimento interessante na vida de Davi. Ele tinha sido ungido por Deus para reinar em Israel como substituto do rei Saul (1Sm 16:6-13), e percebemos no chamado de Davi que Deus não olha para o exterior, para as aparências, mas examina o coração do homem e assim o capacita para servi-lO. Davi tornou-se um homem valente e conquistador de batalhas por que a mão do Senhor era com ele (1Sm 18:12-16). Pois bem, em 1Sm 18:17-30 o Rei Saul que insistia em continuar no cargo sem aprovação do Senhor, começou a traçar planos para que Davi morresse nas mãos dos Filisteus, pois Davi estava se tornando conhecido do povo pelos seus grandes feitos (18:12-14).

Neste capítulo (vv.17-30), a primeira tentativa de Saul foi oferecer sua filha Merabe como esposa de Davi em troca Davi deveria “apenas” guerrear contra os Filisteus “... sê-me somente filho valente e guerreia as guerras do SENHOR; porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, e sim a dos filisteus” (v.17b). Porém Merabe não foi dada como esposa a Davi, mas a Adriel o Meolatita. A outra filha de Saul chamada Mical amava Davi, e seu pai sabendo deste fato (v.20), investe novamente na tentativa de enganar a Davi prometendo-a como esposa. Saul falsamente se apresenta como alguém que gosta de Davi e que quer vê-lo feliz (v.22), no entanto armava um laço para matar Davi (v.21). Davi em sua humildade novamente não se considera importante para ser esposo da filha do rei, e chega a dizer que não possui riquezas para pagar-lhe o dote (v.23).

Saul querendo que Davi morra não pede nenhum dote para filha, mas exige apenas que Davi lhe traga cem prepúcios (Dobra de pele que cobre a glande do órgão genital masculino). Davi agrada-se da ideia e parte para batalha (v27). No entanto não morre como queria Saul, mas logra bom êxito, “dispôs-se Davi e partiu com os seus homens, e feriram dentre os filisteus duzentos homens; trouxe os seus prepúcios (deu-lhe o dobro) e os entregou todos ao rei, para que lhe fosse genro. Então, Saul lhe deu por mulher a sua filha Mical”.

Aprendemos com esta história algumas lições para vida cristã:

1 – Quando Deus lhe chamar para o serviço, lembre-se que Ele é Fiel para abençoa-lo e livrar-te das dificuldades que porventura lhe impeçam de amá-lO, adorá-lO e servi-lO.

2 – Cuidado com as pessoas que aparentemente querem seu bem, mas em seu coração desejam destruir sua vida. No Novo Testamento encontramos o ensino de que devemos nos afastar daqueles que se dizendo irmãos praticam diversos tipos de pecados. (1Co 5:9-13). Lembre-se do Rei Saul que fingia querer a felicidade de Davi, no entanto queria mata-lo.

3 – Ao deparar-se com uma grande promessa de homens (tentadora), haja com humildade, e verifique se realmente é da vontade de Deus, que você realize tal feito, pois se a mão do Senhor estiver contigo certamente vencerás.

Que o Senhor Jesus Cristo nos abençoe!

Pr. Hamilton Linard 03.06.11

Um comentário:

  1. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
    seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

    ResponderExcluir