sexta-feira, 28 de maio de 2010

CONFIANÇA PLENA EM DEUS


Vivemos em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais distantes de Deus, podemos dizer que esta época assemelha-se ao tempo dos Juízes em que “cada qual fazia o que achava mais reto” (Jz 17:6), isto é, faziam o que era certo aos seus olhos. A expressão “aos seus olhos” indica uma forma de viver egocêntrica em que os homens fazem apenas aquilo que satisfaz a eles mesmos. Como servos de Deus precisamos mostrar ao mundo que a verdadeira sabedoria consiste em temer ao Senhor (Pv1: 7); andar em Seus caminhos; viver para Sua glória e em benefício do próximo.
No livro de provérbios encontramos palavras de sabedoria que nos exortam a viver para glória de Deus. O texto para nossa reflexão é Pv 3:1-10.
Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 2 porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. 3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração 4 e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. 5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; 8 será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. 9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Viver para Glória de Deus é dar prioridade a Sua Palavra – encontramos no primeiro versículo as palavras do pai cheias de sabedoria para seu filho. Deus diz aos seus filhos para não esquecerem os Seus ensinos e que os Seus mandamentos precisam ser vividos dia a dia, a expressão “o teu coração guarde” significa que todo nosso ser deve estar transbordando da Sua Palavra e vivendo por esta palavra.
O verbo guardar pode ser usado nos seguintes contextos: 1)Vigiar para defender, proteger; 2) Acondicionar, manter em bom estado, conservar; 3)Reter, preservar; 4) Na forma pronominal: acautelar-se, precaver-se, prevenir-se (Dic. Michaelis)
Podemos dizer que quando guardamos a palavra de Deus no coração (nosso ser) estaremos nos protegendo, prevenindo-se do mal, conservando nossas vidas de forma íntegra, defendendo e preservando a Palavra em nós implantada (Fp2:16; Tg 1:21 ), é por esta razão que o autor de provérbios diz que a Palavra de Deus (mandamentos) aumentará os nossos dias, e não somente viveremos muito, mas teremos uma vida de paz (v.2).
Quantas pessoas têm sentado nos bancos das igrejas com um coração duro, só querem ouvir o que lhe agrada, estas pessoas jamais terão um viver para glória de Deus, pois são egoístas não temem e não respeitam a Palavra de Deus quando anunciada. Alguns chegam à igreja apenas para cantar, quando a Palavra é pregada se retiram como se não precisassem dela. Quantos pastores sobem nos púlpitos com um espírito de auto-suficiência, e desprezam um viver guiado pelo Espírito Santo. Apressa-te Senhor, até quando permitirás a falta de reverência por Tua Palavra?
Viver para Glória de Deus é ser fiel e ajudar as pessoas – As pessoas querem ser reconhecidas pelos seus feitos, o homem quer ser lembrado e respeitado pelo que é e pelo que faz, porém o verdadeiro reconhecimento por nossos feitos só será possível quando nos esvaziamos de nós mesmos e procuramos viver com fidelidade para com Deus e cuidado de uns para com os outros (1Co 12:25). O terceiro versículo de Pv 3 diz que a fidelidade e a benignidade devem estar implantadas em nosso coração para que sejamos honrados por Deus e pelos homens (Graça de Deus refletida em um viver fiel). É o viver como espelhos refletindo a glória de Deus (2 Co 3:18). Note que a fidelidade está ligada a benignidade, quando somos fiéis recebemos a capacitação de Deus para ajudar as pessoas que nos cercam. Não esqueça, o Senhor comprou a igreja com o seu sangue isso significa que devemos viver em benefício de uns para com os outros.
Viver para Glória de Deus é confiar totalmente no Senhor – A Palavra nos exorta a confiar no Senhor e não no nosso próprio entendimento, Deus é o nosso refúgio, é Ele que nos coloca sobre a rocha e guia os nossos passos (Sl 40). Somos falhos, quando confiamos em nós mesmos cairemos (Sl 118:8 e 9; Jr 17:9). A palavra “estribe” traz a idéia de apoio, sustentação, isso significa que não devemos nos apoiar no que pensamos ou achamos ser o certo, mas nos apoiar no Senhor Jesus Cristo que é a razão da nossa existência. Quando reconhecemos o Senhor em todos os nossos caminhos o resultado é um andar no prumo, no caminho certo, em que a possibilidade de desvio torna-se impossível, pois o Senhor “...endireitará as tuas veredas”. A confiança, e o temor a Deus nos ajudam a desviar-se do mal e trará refrigério para nossas almas, é por esta causa que Jesus diz: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma(Mt 11:29).
Viver para Glória de Deus é dar o Melhor que temos a Ele “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (vv.9,10). Quando honramos a Deus com tudo que possuímos reconhecendo que tudo que temos é fruto da Sua graça, e entregamos o melhor para o Senhor, Ele promete uma vida cheia de bênçãos. Infelizmente alguns têm dado apenas as sobras para Deus, não somente na área financeira, mas em todos os aspectos. Alguns dizem que colocam o Senhor em primeiro lugar em sua lista de prioridades, mas na verdade esta lista está de cabeça para baixo. Não devemos esquecer o que Paulo disse aos romanos: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”Rm 11:36 e em 1Co 10:31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário